BLOG

O que é o tempo de bruços e porque ele é importante?

24 Oct

 

O que é o tempo de bruços e porque ele é importante?
É o tempo que seu bebê passa de barriguinha para baixo e deve ser incluído diariamente na rotina do bebê sempre acordado e sob supervisão, por que:

 

 

⦁ Diminui a pressão na parte posterior da cabeça prevenindo o achatamento,
⦁ Melhora o controle de cabeça do bebê,
⦁ Estabiliza o ombro,
⦁ Fortalece pescoço, costas e ombros,
⦁ Ajuda na simetria,
⦁ Estimula a visão.

Estimule seu bebê progressivamente até alcançar 15 min e aumentar a séries ao dia (podendo fazer até 5 a 6 vezes, se tolerar).

No começo ele pode não tolerar essa posição e nem conseguir sustentar sua cabecinha por mais do que poucos minutos. OK, sem problemas, faça pequenos intervalos aumentando a frequência com no decorrer do dia. Tente aumentar essa frequência até atingir 15 minutos.

- nascimento aos 3 meses: ao colocar seu bebê de bruços coloque um rolinho abaixo do peito encorajando-o a olhar para você. Inicie com alguns poucos minutos.

O tempo de bruços pode ser realizado em diferentes posições. Você pode colocar seu bebê no seu peito ou carregá-lo de bruços em seus braços dando todo o apoio, de forma que ele possa olhar para os lados.

Dessa forma ele começará a aumentar a força do pescoço progressivamente e essas alternâncias ajudam a diminuir a pressão na parte posterior do crânio e com isso previnem o achatamento.

 

 

- entre 3 e 6 meses: nesta fase seu bebê já deve ter mais força no pescoço, costas e braços e pode ser capaz de suportar em seus antebraços sem o rolo. Encoraje-o a manter-se em um braço enquanto o outro alcança brinquedos. Você pode também espalhar brinquedos e elevar um pouco a superfície em que ele se apoia encorajando-o a se elevar.

 

Continue a carregá-lo em seus braços, mas dê agora o suporte em seu peito para que ele sustente-se sozinho.

-entre 6 e 9 meses: Agora seu bebê já terá força em seus braços, pescoço, costas e quadril. Encoraje-o a manter-se na posição de gato sustentando-se nos braços e joelhos, mesmo que inicie com sua ajuda ( você pode apoiar em seu quadril ou tronco ). Ele pode transferir o peso para frente e para trás até conseguir engatinhar. Você também pode ajudá-lo a alcançar brinquedos com uma das mãos para melhorar sua musculatura abdominal e força nas costas.

Seu bebê continuará a desenvolver a musculatura geral. Engatinhar ajudará para explorar o ambiente futuramente. Descarregar o peso do corpo sobre as mãos é crítico e importante para desenvolvimento de habilidades motoras.


INCLUA O TEMPO DE BRUÇOS NO DIA A DIA e ajude seu bebê a ganhar simetria !!